Topo

Matheus Pichonelli

Além de falsa, notícia da menina que "esnobou" Bolsonaro só expõe criança

Matheus Pichonelli

22/04/2019 16h39

Bolsonaro cumprimenta alunos de escola estadual no DF (Reprodução – Twitter

Uma menina se negou a cumprimentar Jair Bolsonaro? Essa foi a notícia que correu a internet a partir do fragmento de um vídeo curto publicado pelo próprio presidente no Twitter. A recusa teria acontecido durante uma cerimônia com crianças da rede pública do Distrito Federal na quinta-feira, dia 18, e logo se tornou em símbolo de resistência.

Não faltou quem comparasse a cena com o que aconteceu no fim da ditadura, quando uma criança de sete anos deixou o ditador João Batista Figueiredo no vácuo durante um evento cívico-militar em Belo Horizonte, em 1979 – como se anunciasse a queda de prestigio de um regime em ruína.

Num caso clássico de wishful thinking, traduzido aqui como pensamento desejoso, o ato da garota de Brasília ganhou precedente histórico e logo correu as redes — turbinadas pela leitura labial de outros garotos que teriam reclamado do governo ao próprio presidente e dando margem para uma multidão ver ali exemplos notórios de coragem dos quem não se curvam ao poder. Não era um ato infantil, mas uma criança apontando que o rei estava nu.

Certo?

Errado. Muito errado. Uma sucessão de erros, na verdade.

O primeiro e mais grave erro é o fato de uma criança ser exposta dessa forma em um contexto de alta polarização e hostilidade política. Alguém pensou o que ela poderia ouvir quando voltasse à aula na segunda-feira? Alguém imaginou o que seus pais poderiam sofrer? Alguém, de fato, se preocupou em saber o que de fato aconteceu antes de usar uma criança para confirmar uma opinião prévia?

Leia também

Se isso tivesse acontecido, talvez os mensageiros da revolução entendessem que, no vídeo como na vida, nem tudo é o que parece – e isso apesar de vivermos num tempo em que a imagem supostamente vale mais do que mil palavras. Spoiler: não vale.

A realidade pode ser mais dura, decepcionante e até menos complexa do que supõe a nossa sede de validação.

Segundo o site "Metrópoles, que entrevistou a família da criança, a estudante só balançou a cabeça diante de Bolsonaro após o presidente perguntar à turma quem ali era palmeirense. A garota é flamenguista.

Em tempos de fake news e interpretações pela metade, das quais Bolsonaro (vale lembrar) é adepto notório, o estrago estava feito. "Fico muito triste porque as pessoas estão falando mal de mim, que sou mal-educada", disse a estudante de oito anos ao repórter Mike Sena.

Segundo a mãe, a garota passou o feriado chorando, triste e transtornada. Ela teme as consequências psicológicas da exposição – um "crime" nas palavras do pai, um pedreiro de 48 anos que é eleitor de Bolsonaro.

Preocupada com possíveis retaliações, a família disse à reportagem que desmarcou os planos de ir ao shopping comprar os ovos de chocolate no feriado – quando, apesar de a notícia já ter sido desmentida, vídeos e postagens sobre o suposto ato de resistência ainda eram compartilhados.

Se o caso é uma sucessão de erros, é também didático sobre nosso embrutecimento em uma época de análises, acusações, julgamentos e condenações precipitadas a partir de fragmentos, e não de fatos.

Se essa for a estratégia para combater quem lança mão desses mesmos instrumentos para obter votos e prestígios, estamos todos perdidos.

Ainda que a garota de fato tivesse se negado a estender a mão para o presidente, ninguém tinha o direito de usar sua imagem para expressar e confirmar a própria opinião – por essas e outras evito levar meu filho a manifestações políticas, seja por uma questão de segurança, seja porque ele não entende bulhufas do que está acontecendo. Ele vai ter tempo, afinal, para desenvolver a própria consciência política e discordar do que dizem os pais, o presidente e até o papa.

O alerta sobre a exposição indevida deveria valer também para quem usa criança como plataforma política para mostrar prestígio e humanidade entre beijos e abraços forçados, uma marca de políticos de todas as colorações desde que o mundo é mundo. Nisso Bolsonaro não é pioneiro – mas em nada se distingue dos antecessores.

Sobre o autor

Matheus Pichonelli é jornalista reincidente e cientista social não praticante. Trabalhou em veículos como Folha de S.Paulo, portal iG, Gazeta Esportiva, Yahoo e Carta Capital. Araraquarense, desistiu de São Paulo após 12 anos e voltou a morar no interior, de onde escreve sobre comportamento, cinema, política e (às vezes) futebol.

Sobre o blog

Este blog é um espaço de compartilhamento de dúvidas, angústias e ansiedades vivenciadas em um mundo cada vez mais conectado, veloz e impessoal.